Início » Minas Gerais » Joaíma


Joaíma - Minas Gerais



Joaíma faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 14.930 habitantes.

Joaíma, na época Bonfim de Joaíma, foi um distrito criado em 1911 e subordinado ao município de Arassuaí (hoje Araçuaí) e mais tarde São Miguel Jequitinhonha (hoje Jequitinhonha). Em 27 de dezembro de 1943 é elevado à categoria de município com a denominação de Joaíma, sendo instalado em 1 de janeiro de 1949.

História da cidade de Os primitivos habitantes foram índios botocudos, chefiados pelo cacique Joahima. Com a colonização, vieram os portugueses, sob o primeiro comando do Alferes Julião Fernandes Leão. Em 1892, chegou ao pequeno povoado Cypriano de Souza, acompanhado de numerosa família, vindo de Santa Rita (depois Medina); esse novo morador deu incremento à vida do lugar, iniciando amplas plantaçãoes e construindo, sob a orientação do Padre Emereciano Alves de Oliveira, a primeira Capela, onde, a 6 de agosto de 1900, foi celebrada a primeira festa do Senhor do Bonfim, padroeiro do lugar. Por essa época, chegou ao povoado o gaúcho Manoel Luiz, chefiando cerca de duas centenas de barncos e indios, que se atiraram aos trabalhos da lavoura e se radicaram na foz do Ribeirão Anta Podre, consolidando de vez, o arraial.

Joaíma nasceu da vontade do governo português de ocupar e proteger as suas posses, no imenso vazio que era o Nordeste de Minas. No início do século passado, as cortes de Lisboa resolveram que era necessária uma vigilância maior naquela região da Província de Minas, pois as terras diamantíferas, a grande riqueza local, estavam sendo cobiçadas por aventureiros e caçadores de riqueza fáceis. O Alferes Julião Fernandes Leão se instalou à margem direita do Rio Jequitinhonha, em 1811, e, sua primeira tarefa foi levar a sua fé cristã às inúmeras tribos de índios que habitavam aquelas paragens. Com isso, a catequese dos gentios foi intensificada em toda a região. O comandante procurou agrupar as várias tribos espalhadas, tentando aldeá-las às margens do Rio Jequitinhonha e de seus afluentes.

O topônimo é o de um chefe indígena, da tribo dos botocudos, o "tucháua" Joahima. Entretanto, o primeiro nome foi "Quartel" ou "Quartel de Água Branca", nome do córrego às margens do qual foi instalado um Quartel da 7oª Divisão Militar de São Miguel. Com o crescimento da aldeia, foi necessário criar mais um Quartel e o lugar passou a denominar-se "Quartéis do Bonfim", em homenagem ao Padroeiro do lo/al, Nosso Senhor do Bonfim. Através da Lei n°. 556, de 30/08/1911, o povoado foi elevado à categoria de Distrito, do recém criado município de São Miguel de Jequitinhonha, com o nome de Bonfim de Joahima. Com a emancipação política, em 27/12/1948, através da Lei n°. 336, o município recebeu o nome de Joaíma, em homenagem ao chefe indígena Joahima.

O gentílico do município de Joaíma é Joaimense.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ERNEI BARBOSA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 1.664,190: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 9: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.591: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 441: matrículas
Número de unidades locais: 124: unidades
Pessoal ocupado total: 827: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.672,03: reais
População residente : 14.941: pessoas
População residente - Homens: 7.503: pessoas
População residente - Mulheres: 7.438: pessoas
População residente alfabetizada: 9.973: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.661: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.061: pessoas
População residente, religião espírita: 10: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.390: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 876,53: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.126,86: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 177,71: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 250,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,587:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Joaíma: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Joaíma? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. GilmarQuaresmadaRocha's avatarGilmarQuaresmadaRocha

    Como filho da princesa do vale (Joaima)gostariade ve-la mais bem cuidada.Que saudade...

    #1 – 06/10/2016 - 01:17

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: