Tudo sobre Itanhandu Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Itanhandu

Coordenadas geográficas

O município de Itanhandu fica localizado na latitude -22.2942 e longitude -44.9382 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Itanhandu

Com um total de 143,363 km², Itanhandu de extensão territorial.

População de Itanhandu

De acordo com dados do IBGE, Itanhandu possui aproximadamente 15.236 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Itanhandu são chamados de itanhanduense.

Administração municipal

Prefeito atual:CARLOS GONÇALVES DA FONSECA.

História de Itanhandu, Minas Gerais

Ouvir com robot

Itanhandu é um município da microrregião de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, no Brasil.

De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2006, sua população era estimada em 14 129 habitantes. Sua área é de 143,938 quilômetros quadrados.

Em 1911, o local foi elevado a distrito, pertencente a Pouso Alto. E, em 1923, criou-se o município de Itanhandu, que quer dizer, em língua tupi, "ema de pedra", através da junção dos termos itá ("pedra") e nhandu ("ema"). A cultura na cidade tem seu ponto alto no Festival de Música de Itanhandu, realizado tradicionalmente em julho e contando com a participação de cantores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os atrativos naturais, encontra-se, a vinte quilômetros da cidade, a nascente do Rio Verde, no alto da Serra da Mantiqueira, com matas virgens, clima puro e belas paisagens.

História da cidade de Acerca do nome Itanhandu, que serve desde de tempos remotos de denominação ao ribeirão que nasce no município e conflui com o rio Verde nos mesmo limite, constam referências nos anais da Diocese de Campanha, datados do século XVIII.

Obscura é a origem do nome do ribeirão Itanhandu, único vestígio dos primórdios do núcleo inicial de longíqua era; quanto à toponímia, conhecidos tupinólogos fazem a seguinte definição: "ita" (pedra) - "nhandu" (ema): - pedra da ema ou pedra da avestruz, segundo tradução de Alfredo de Carvalho.

Existia então pequeno aglomerado, circundado por diversas fazendas, das quais sobressai, em virtude de suas dim ensões, a fazenda da Barra, assim denominada por se achar situada próxima à confluência dos rios Passa Quatro e Verde, pertencendo a mesma à família Caetano.

Das primeiras pessoas que se fixaram no município,somente ficou o registro das famílias Caetano, Monteiro, Joaquim de Almeida Campos, Jacob Zaroni, Pedro Guedes, José Carneiro Santiago,NIcolau Serpa, Delfim Pereira Pinho, José Araújo Braga, Brasiliano Midões e José Lopes, por volta de 1870, em caráter definitivo.

Tomando o nome de Barra do Rio Verde, o então já o pequeno arraial contava com regular número de moradores, construindo Joaquim de Almeida Campos, asb suas expensas, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, doando, bem assim, as terras para a formação de seu patrimônio.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição, orago da igreja matriz de Itanhandu, é a efígie original que Joaquim de Almeida Campos doou à primitiva capela.

Correndo venturoso o ano de 1882, o promissor arraial da Barra do Rio Verde - mais tarde Estação de Capivari e, hoje Itanhandu - viu atendida uma das suas aspirações, assistindo festivamente à chegada das primeiras turmas de ferroviários, vindos para darem início aos trabalhos de construção das linhas da Estrada de Ferro Minas e Rio, hoje Rede Mineira de Viaçõao.

Levada a construção a feliz término, foi o tráfego inaugurado em 1884 e a nova estação ferroviária denominada Estação do Capivari. Contando o arraial com regular número de moradores, foram estes constryuindo suas residências nas proximidades da Estação Férrea.

A "Estação do Capivari" ficou servindo de escoadouro para o distrito de Santana do Capivari, ao qual pertencia o território do arraial da Barra do Rio Verde.

Em 1904, os moradores do arraial demudaram a denominação para Itanhandu, motivando a escolha desse nome a proximidade do ribeirão Itanhandu.

Embora sofrendo contínuos entraves, o crescente arraial se impôs nas esferas governamentais sendo elevado a distrito, em 1911.

Hospedando um povo laborioso, o novo distrito progrediu rapidam ente, sendo elevado à categoria de município em 7 de setembro de 1923.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA -

O distrito foi criado pela Lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, figurando, na "Divisão Administrativa de 1911" e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1º-IX-1920, subordinado ao município de Pouso Alto.

A Lei estadual número 843, de 7 de setembro de 1923, que estabeleceu a divisão administrativa do Estado, criou o município de Itanhandu, o qual nessa divisão figura subdividido em 3 distritos: o da sede, o de São José do Picu,desanexado do município de Pouso Alto, e o de Alagoas, desligado do município de Aiuruoca.

A 9 de março de 1924, deu-se a instalação do município de Itanhandu, que, segundo o quadro da divisão administrativa

relativo a 1933, os da divisão de 1936 e 1937, e o anexo ao Decreto-lei estadual número 88, de 30 de março de 1938, subdivide-se ainda em 3 distritos: Itanhandu, Alagoa e São José do Itamonte, que, desde 1933 figura com esse topônimo em substituição ao de São José do Picu.

Em razão do Decreto-lei estadual número 148, de 17 de dezembro de 1938, o município de Itanhandu adquiriu para o distrito desse nome, parte do território dos distritos-sedesdos municípios de Passa Quatro e Pouso Alto. Perdeu, por outro lado, para o recém-criado município de Itamonte, os distritos de Itamonte (ex- São José do Itamonte) e Alagoa.

Assim na divisão territorial do Estado, em vigor no quinquênio 1939-1943, e fixada pelo mencionado Decreto-lei estadual número 148,bem como na que o Decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, estatuiu para vigorar no quinquênio 1944-1948, o município de Itanhandu constituiu-se de um distrito apenas, - o da sede.

De acordo com a nova divisão aprovada pela Lei estadual número 1039, de 12 de dezembro de 1953, para vigorar no quinquênio 1954-1958, o município de Itanhandu figura ainda com um distrito: o da sede.

FORMAçãO JUDICIáRIA -

Segundo os quadros de divisão territorial datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, e o anexo ao Decreto-lei estadual nº 88, de 30-III-1938, o município de Itanhandu é termo judiciário da comarca de Pouso Alegre.

Já na divisão judiciário- administrativa do Estado, em vigência no quinquenio 1939-1943, e fixada pelo Decreto-lei estadual número 148, de 17 de dezembro de1938, foi criada a comarca de Itanhandu, cujo têrmo judicíario único se forma dos municípios de Itanhandú e Itamonte, este último instituído também pelo suprecitado Decreto-lei.

Tal situação se mantém inalterada até a atual divisão, aprovada pela Lei estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, para vigorar no quinquênio 1954-1958.

Fonte: ENCICLOPéDIA DOS MUNICíPIOS BRASILEIROS

Autor do Histórico: DEISE MARIA GUERREIRO RIBEIRO

DDD de Itanhandu, Minas Gerais

35

Como fazer uma ligação para Itanhandu:

0 + Operadora + 35 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 35 + telefone
  • Vivo: 015 + 35 + telefone
  • Aerotech: 017 + 35 + telefone
  • Claro: 021 + 35 + telefone
  • GVT: 025 + 35 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 35 + telefone
  • TIM: 041 + 35 + telefone
  • Sercontel: 043 + 35 + telefone

CEP de Itanhandu

O Código Postal (CEP) geral de Itanhandu, Minas Gerais, é 37464000.

Prefeitura Municipal de Itanhandu
Endereço: Pça. Amador Guedes,165 Caixa Postal 41, Centro, Itanhandu - MG, CEP: 37464000
Telefone / Fax:(35) 3361-2000 (35) 3361-3857
Prefeito: CARLOS GONÇALVES DA FONSECA

Hospitais em Itanhandu - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itanhanduense.

Cartórios na cidade de Itanhandu

Acesse a lista de Cartórios em Itanhandu. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Itanhandu Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Itanhandu - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Notícias sobre Itanhandu

Confira as últimas notícias de hoje em Itanhandu.

Previsão do tempo na região itanhanduense

Veja a previsão do tempo em Itanhandu: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Itanhandu

Confira as cidades vizinhas de Itanhandu - MG em uma distância de até 50 km.

Itamonte - 7.28 km
Passa Quatro - 10.8 km
Pouso Alto - 11.5 km
Virgínia - 16.6 km
São Lourenço - 22.8 km
Dom Viçoso - 23.7 km
Carmo de Minas - 27.6 km
Marmelópolis - 28.8 km
Lavrinhas - 30.8 km
Queluz - 31.0 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Itanhandu através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município itanhanduense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 16/04/2024 - Itanhandu - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Voz

Dia da Voz

"Dia Nacional da Voz" no Brasil e ao "Dia Mundial da Voz" ou "World Voice Day", atualmente uma celeb...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.
(Romanos 8:28)
Bíblia Online

 

Estados