Início » Minas Gerais » Consolação


Consolação - Minas Gerais



Consolação faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 1.694 habitantes. A área é de 86,1 km²; a densidade demográfica, de 19,67 hab/km².

Os municípios limítrofes são Cachoeira de Minas a norte, Conceição dos Ouros a nordeste, Paraisópolis a leste e sul, Córrego do Bom Jesus a oeste e Cambuí a noroeste.

História da cidade de Consolação

Em 1813, Francisco Borges de Castro, natural de São Antônio de Parede, arcebispado de Braga Portugal, recebeu do governo português uma sesmaria. O local era mata fechada ainda não desbravada, correspondendo hoje ao Município de Consolação em sua totalidade, e parte dos municípios de Cachoeira de Minas, Estiva, Conceição do Ouros e Paraisópolis. A sede da Fazenda foi construída no Bairro Santo Antônio de Itaim. Começando assim o povoamento da região, desenvolveu-se a agricultura com o plantio de café e milho, entre outras culturas. Desenvolveu-se também o manejo de rebanho bovino, suíno e outros.

Foi depois de 1750 que os moradores da Fazenda do Capivari - Freguesia de Pouso Alto - requereram provisão para construir uma capela da invocação de Santana.

Dois anos mais tarde, o casal Antônio Rabelo e Maria Ribeiro Maia doaram uma sorte de terras para a edificação do templo. Dom Frei Manoel da Cruz concedeu o benefício, registrado no cartório de São João Del Rei.

Em 1824, Dom Frei José da Santíssima Trindade registrou nos códices eclesiásticos de Mariana que havia em Santana do Capivari uma capela curada. Outros registros históricos provaram que Maria Gertrudes de Jesus também fez doação do terreno da atual Matriz, que no século XIX substituiu a primitiva capela. Em 1832, as principais figuras do povoado, pleitearam elevação da capela a curato, por provisão, criando o Curato de Nossa Senhora da Consolação do Capivari.

O patrimônio foi acrescido, em 1849, com doaçãoes de terras, feitas por José Pinto de Oliveira e sua mulher, e por Flavio Antônio Simãoes e sua mulher. Mais tarde, outras doaçãoes de terras foram feitas para o patrimônio.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1923, a lei n°. 843 de 07 de setembro, mudou a denominação do Distrito de Capivari para Tapari. Em 31 de dezembro de 1943, novamente a denominação foi mudada para Consolação. Com a criação do município, em 30 de dezembro de 1962, Consolação foi elevada à categoria de Cidade, e em 01 de março de 1963 foi emancipada.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: TEREZINHA STELA LAMBERT ROSA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 89,122: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 214: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 53: matrículas
Número de unidades locais: 24: unidades
Pessoal ocupado total: 167: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.600,29: reais
População residente : 1.727: pessoas
População residente - Homens: 888: pessoas
População residente - Mulheres: 839: pessoas
População residente alfabetizada: 1.428: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 392: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.560: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 152: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.215,80: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.218,87: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 375,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 375,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,673:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Consolação: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Consolação? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: