Início » Minas Gerais » Carlos Chagas


Carlos Chagas - Minas Gerais



Carlos Chagas faz parte do estado de Minas Gerais, na fronteira dos estados de MG com o extremo sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, sua população estimada em 2004 era de 21.331 habitantes.

A pequena cidade de Carlos Chagas é conhecida como a "Pérola do Mucuri", pois é considerada uma das mais belas cidades do Vale do Mucuri. Suas ruas sempre limpas e seu povo acolhedor, são sempre lembrados pelos visitantes.

Cidade cooperativista, é modelo na região, destacando-se a Cooperativa de Laciticínios Vale do Mucuri (COOLVAM), a Cooperativa de Crédito Rural de Carlos Chagas (SICOOB CREDICAR) e a Cooperativa Educacional de Carlos Chagas (COOEDUCAR), dentre outras pequenas cooperativas(como a COOPAC que produz deliciosos biscoitos caseiros). As associações comunitárias rurais, a Loja Maçônica e o Rotary Club, compõem também a chamada sociedade organizada, que ajuda no desenvolvimento sócio-econômico da cidade.

História da cidade de Carlos Chagas

A microrregião Pastoril de Nanuque, onde se localiza o município, primitivamente era habitada por indígenas, inclusive, os Botocudos, localizados no Vale do Urucu. A fixação do elemento branco no solo municipal só aconteceu nos meados do século XIX. A povoação teria sido fundada próxima à confluência dos rios Urucu e Mucuri, com o nome de "Urucu", devido à existencia de pés de urucu na localidade. Presume-se ter sido o alemão, Senhor Somerlate, ferreiro de profissão, descendente honaldês dos Van-Der Moas e Chineses dos Centão, além de outros, os primeiros moradores do Vale do Urucu.

Fatores importantes influenciaram na evolução demográfica e econômica do município e da região. A implantação da extinta Cia. E Comércio e Navegação do Rio Mucuri, fundada por Teófilo Benedito Otoni; a construção da estrada de rodagem ligando Santa Clara a Filadelfia ( atual Teófilo Otoni), de 1853 a 1857; a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Bahia e Minas; a indústria extrativa de madeira e a fertilidade do solo, impulsionaram o desenvolvimento da comuna. Os nomes de Antônio Coimbra, João Mineiro e Mestre Adão, ficaram inscritos como antigos moradores da povoação. Em 1900 chegava João Gomes Euzébio, explorando extração de madeira para a Estrada de Ferro e instalando uma fazenda dedicada à agricultura e pecuária.

O topônimo traduz homenagem da população do município ao grande cientista brasileiro, Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, natural de Oliveira, Minas Gerais

GENTíLICO: CARLOCHAGUENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Antigo Distrito de Urucú, do Município de Teófilo Otoni, e que pelo Decreto Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, passou a denomina-se Carlos Chagas. Pelo Decreto Estadual nº 148, supra-citado, foi criado o Município de Carlos Chagas com os Distritos Carlos Chagas e Indiana, desmembrados do Município de Teófilo Otoni; e o Distrito de Carlos Chagas foi transferido do Município de Teófilo Otoni para o novo Município de Carlos Chagas, perdendo parte do território para o novo Distrito de Presidente pena. Em 1939-1943, o Município de Carlos Chagas é composto dos Distritos de Carlos Chagas, Indiana e Presidente pena, e é termo da comarca de Teófilo Otoni.

Em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Município de Carlos Chagas ficou composto dos Distritos de Carlos Chagas, Nanuque e Presidente Pena - e é termo judiciário da comarca de Teófilo Otoni, termo este formado pelos Municípios de Carlos Chagas e águas Formosas. Aparece no quadro fixado pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 para vigorar em 1949-1953, composto dos Distritos de Carlos Chagas, Epaminondas Otoni, Presidente Pena e Vila Pereira menos os Distritos de Nanuque elevado à categoria de município por essa mesma Lei e fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 o Município de Carlos Chagas é composto dos Distritos de Carlos Chagas, Epaminondas Otoni e Presidente Pena, em virtude da transferência do Distrito de Vila Pereira para o Município de Nanuque, comarca de Carlos Chagas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 3.202,984: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 18: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.707: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 749: matrículas
Número de unidades locais: 320: unidades
Pessoal ocupado total: 2.530: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 16.131,76: reais
População residente : 20.069: pessoas
População residente - Homens: 10.007: pessoas
População residente - Mulheres: 10.062: pessoas
População residente alfabetizada: 14.829: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.271: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.433: pessoas
População residente, religião espírita: 242: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.340: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 960,50: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.680,32: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 343,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,648:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Carlos Chagas: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Carlos Chagas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: