Início » Maranhão » Itinga do Maranhão


Itinga do Maranhão - Maranhão



Itinga do Maranhão é um município da Microrregião de Imperatriz, na Mesorregião do Oeste Maranhense, no estado do Maranhão, no Brasil. O município de acordo com o Censo brasileiro de 2010 tinha 24.863 habitantes naquele ano e 3 581,702 quilômetros quadrados. Foi criado em 1997. Tem como principal fonte de renda a indústria madeireira e a pecuária.

"Itinga" é um termo de origem tupi que significa "água branca", através da junção dos termos ′y ("água") e ting ("branco").

Em 1959, em decorrência da Rodovia Belém-Brasília, foi criado um pequeno povoado às margens do Rio Itinga, no estado do Maranhão. O rio, mais tarde, lhe emprestaria o nome. Fato ocorrido durante o governo do Presidente Juscelino Kubitschek, teve como primeiros moradores, Manoel Pereira de Carvalho (Manoel Ventinha), Manoel da Silva (Manoel Baixinho) e Manoel Barros (Manoel Tratorista) e Darly Rosa. Outro motivo que estimulou a sua criação foi a implantação do Posto Fiscal, na fronteira. Nesta época, chegou a família de João Barbosa Botelho, cuja esposa Luíza Botelho da Costa foi a primeira professora na localidade, na Escola Catulo da Paixão Cearense. Com vistas ao crescimento da localidade, instalou-se a Igreja Católica, tendo como primeiro padre o frei Noé. Em seguida, seu primeiro hospital, Cristo Rei, tendo, como médico, José dos Santos.

História da cidade de Itinga do Maranhão Maranhão - MA

Em 1959, em decorrência da construção da rodovia Belém-Brasília, foi criado um pequeno povoado às margens do Rio Itinga, rio este qeu mais tarde daria nome ao povoado, fato ocorrido durante o governo de Jucelino Kubscheck de Oliveira. Teve como primeiros moradores, Manoel Pereira de Carvalho (Manoel Ventinha), Manoel da Silva (Manoel Baixinho) e Manoel Barros (Manoel Tratorista).

Outro motivo que estimulou a sua criação foi a implantação do Posto Fiscal, na fronteira. Nesta época, chegou a família do Sr. João Barbosa Botelho, cuja esposa, Luíza Botelho da Costa, foi a primeira professora na localidade, na Escola Catulo da Paixão Cearense.

Com vistas ao crescimento da localidade, instalou-se a Igreja Católica, tendo como primeiro padre o Frei Noé. Em seguida, seu primeiro Hospital, Cristo Rei, tendo como médico o Dr. José dos Santos.

O povoado foi elevado a cidade pela Lei nº 6.147, de 10 de novembro de 1994, desmembrado do município de Açailândia.

O município de Itinga limita-se ao Norte com Estado do Pará; a Leste com o município de Açailândia; a Oeste com o município de Açailândia e ao Sul com o município de Açailândia.

Gentílico: itinguense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrtito com a denominação de Itinga do Maranhão, pela lei etadual nº 6147, de 10-11-1994, desmembrado de Açailândia. Sede no atual distrito de Itinga do Maranhão ex-povoado de Itinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 3.581,716: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.490: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.024: matrículas
Número de unidades locais: 226: unidades
Pessoal ocupado total: 2.298: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.745,22: reais
População residente : 24.863: pessoas
População residente - Homens: 12.588: pessoas
População residente - Mulheres: 12.275: pessoas
População residente alfabetizada: 16.877: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 9.610: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 17.728: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 5.405: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 875,69: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.461,75: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 186,80: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 266,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,630:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Itinga do Maranhão: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Itinga do Maranhão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: