Início » Maranhão » Graça Aranha


Graça Aranha - Maranhão



Graça Aranha faz parte do estado do Maranhão. A população avaliada em 2004 era de 6.177 habitantes.

Se limita com os municípios de Presidente Dutra, Gonçalves Dias, Governador Eugênios Brarros, São Domingos do Maranhão e Governador Luís Rocha. Sua Renda se Baseia no extrativismo do coco babaçú , na produção de arroz, milho e feijão; Atualmente o prefeito é Edivânio Nunes Pessoa eleito no ano de 2008 e com maioria de 136 votos sobre o segundo candidato Nintom Damasceno. Sua cultura é ebm rica com festivais o ano inteiro.As festas de fim ano em dezembro e janeiro, o carnaval em fevereiro, o festival de São João em junho, o festival de verão em julho e o aniversário da cidade em outubro. E tem como principais escolas o Centro de Ensino Humberto De campos (escola estadual) e a Unidadde Integrada Silvéria Rolins (município). De acordo com a FAMEM - Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, o trabalho do Prefeito Edvânio, tem sido fortemente pautado na "" valorização do Professor, melhoria dos salários e aprovação dos Planos de Cargos e Carreira. Além de realizar enormes investimentos na agricultura, destacando-se a valorização da agricultura familiar. Investindo também, maciçamente na infraestrutura da Cidade". Ao contrário do que diz a FAMEM, no último dia 19 de abril de 2010, o Prefeito, Edivânio Nunes Pessoa e, a Presidenta da Câmara Municipal de Graça Aranha, Eronir Soares Freitas Nascimento foram declarados "gestores inadimplentes", de acordo com o Tribunal de Contas do Estado Maranhão.

História da cidade de Graça Aranha Maranhão - MA

Primitivamente, seu topônimo era Centro dos Periquitos, entretanto, com a vinda do padre Eurico Bogéia para celebrar a 1º missa, faz-se uma plebiscito para alteração do nome, cujo resultado foi favorável, procedendo-se, de imediato, a modificação para Palestina.

O cearense Francisco Alves de Oliveira ao se fixar no território, ali encontrou alguns moradores, pioneiros do povoamento que trabalhavam na lavoura, tendo os mesmos informado que localizaram vestígios da presença dos selvícolas na região, sem saberem, contudo, para onde emigraram.

A povoação cresceu bastante, passando a despertar o interesse dos políticos que começaram a pensar na sua emancipação. Tanto é que, em 1959, pela lei nº 06, de 10 de outubro, foi elevado à categoria de município, com o nome de Graça Aranha, desmembrado de São Domingos do Maranhão.

O município recebeu o topônimo de Graça Aranha, em homenagem ao grande poeta maranhense, nascido em São Luís a 20 de julho de 1868. Bacharelando-se aos 18 anos, foi romancista, dramaturgo, jornalista e diplomata e fez parte da Academia no Rio de Janeiro, a 26 de janeiro de 1931.

Gentílico: graçaranhense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Graça Aranha, pela lei estadual nº 6, de 10-10-1959, desmembrado de São Domingos do Maranhão. Sede no atual distrito de Graça Aranha ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 1811-1962.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 271,445: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.069: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 295: matrículas
Número de unidades locais: 31: unidades
Pessoal ocupado total: 422: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.597,66: reais
População residente : 6.140: pessoas
População residente - Homens: 3.031: pessoas
População residente - Mulheres: 3.109: pessoas
População residente alfabetizada: 4.015: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.892: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.277: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 615: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 655,54: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.053,06: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 150,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 182,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,570:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Graça Aranha: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Graça Aranha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: