Início » Maranhão » Chapadinha


Chapadinha - Maranhão



Chapadinha faz parte do estado do Maranhão. Sua população estimada é de 73 281 habitantes segundo dados estatísticos do IBGE do ano de 2010.

Índios Anapurus da Tribo Tupi Segundo historiadores a vida nomadista dos índios Anapurus, chegaram a ocupar terras pelo Brasil a fora principalmente terras litorâneas, e que em razão das perseguições dos colonos europeus, fez com que os mesmos se dividissem em pequenos grupos que procuraram migrar para várias regiões, baseados nesses fatos todos os historiadores acreditam que os habitantes primitivos da cidade de Chapadinha devem ser os índios Anapurus da Tribo Tupi. Em face da topografia plana e da cor das mulheres primitivas que habitavam o local, o povoado recebeu a denominação de Chapada das mulatas. Segundo antigos historiadores, chapadinha nasceu por volta do século XVIII, com fixação em 1783, e era aproximadamente a 500 metros do centro da cidade na direção Sul, mais precisamente no bairro da Aldeia. Naquele local se encontravam descendentes dos índios Anapurus da Tribo Tupi, os mesmos habitantes terras do baixo parnaíba, localizada na estrada entre o Porto da Manga (atualmente cidade de Nina Rodrigues) e Vila de Brejo (atualmente cidade de Brejo) natural das boiadas, de onde demandava Caxias e Piauí, ou daí procediam rumo a capital do Estado, o povoado prosperou rapidamente atraindo comerciantes e outras famílias. Hoje, após cerca de 225 anos de sua primeira povoação (foram 107 anos na condição de povoado, outros 48 anos como vila e agora 71 anos como cidade).

Em Chapadinha houve uma revolução importante do Maranhão denominada de Balaiada, em razão da situação de miséria que passava o povo naquela época, pequenos grupos começaram a se rebelar.

História da cidade de Chapadinha Maranhão - MA

Historico

A Região era primitivamente habitada por descendentes dos índios Anapurus, que se fixaram, em 1783, no lugar Aldeia, hoje dentro dos limites da Cidade.

Atraídos pela riqueza das terras, comerciantes se estabeleceram no local que foi denominado Chapada das Mulatas - nome originado pela configuração do terreno e a cor das primeiras mulheres ali chegadas.

A atual sede do município de Chapadinha teve sua origem no ano de 1783, com o nome de Chapada das Mulatas, em razão da predominância de mulheres de tez amulatada entre seus primeiros habitantes. Em 25 de setembro de 1802, atendendo ao crescimento do povoado, foi criada, por provisão régia, a freguesia de Nossa Senhora das Dores, subordinada à jurisdição da paróquia de Vargem Grande, então comarca de Itapecuru-Mirim.

Pelo Decreto Estadual nº 36, de 17 de outubro de 1890, foi o povoado elevado à categoria de Vila, com o nome de Chapadinha, sendo desmembrada de Vargem Grande e Brejo. Graças à exploração das riquezas naturais da região, como o babaçu e a carnaúba. Chapadinha experimentou rápido e crescente desenvolvimento econômico e demográfico. Em 29 de março de 1938, por decisão do então interventor Paulo Martins de Souza Ramos, foi levada à categoria de cidade.

Gentílico: chapadinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Chapadinha, pela Provisão Régia de 25-09-1801.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Chapadinha, pelo decreto nº 34, de 17-101890, desmembrado de Vargem Grande. Sede na vila de Chapadinha. Constituído do distrito sede. Não temos datada de instalação

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 3.247,385: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 29: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 15.951: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 3.406: matrículas
Número de unidades locais: 854: unidades
Pessoal ocupado total: 5.000: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.335,32: reais
População residente : 73.350: pessoas
População residente - Homens: 36.243: pessoas
População residente - Mulheres: 37.107: pessoas
População residente alfabetizada: 47.792: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 25.342: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 59.072: pessoas
População residente, religião espírita: 36: pessoas
População residente, religião evangélicas: 10.414: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 564,75: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.286,48: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 62,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 205,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,604:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Chapadinha: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Chapadinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: