Início » Goiás » Nerópolis


Nerópolis - Goiás



Nerópolis faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2006 era de 22.710 habitantes IBGE/2006.O nome Nerópolis em homenagem ao senador goiano Nero de Macedo que muito fez pelo o seu estado, mas pouco pela cidade que leva seu nome. A cidade já foi considerada a "capital do alho do estado".

Hoje se destaca pela grande produção de doces, sendo chamada também como a "Cidade Goiana do Doce" e por ser celeiro de grandes times amadores do estado de Goiás como o Ajax (extinto), Nerópolis Tabajara, União Nerópolina e Americano, com vários títulos conquistados.

A Associação Nerópolina de Esportes (ANE) é Bicampeã Amadora do interior do Estado (1965-1995).

História da cidade de NERóPOLIS

Em 1892, esta região foi desmembrada do município de Pirenópolis, passando a pertencer ao município de Santana de Antas (hoje Anápolis).

Em 1894, Joaquim Taveira, anapolino, veio estabelecer-se com sua família no local onde está situada a cidade de Nerópolis. Acampado nas proximidades do ribeirão Capivara deu início à derrubada das matas, para o cultivo de produtos agrícolas, trazendo o velho Taveira algumas famílias para colonizar o lugar que foi cognominado, pelo povo, de Matinha dos Taveiras. Em 1898, Fulgêncio Taveira, filho de Joaquim Taveira, mudou o nome do núcleo para Campo Alegre, nome sugerido pelo devastamento da floresta. Em 1904, o povoado foi elevado a vila, passando seu território a constituir o distrito de Campo Alegre, sendo extinto em 1913.

Foi restabelecido, em 1918, com o nome de Cerrado, nome este que permaneceu até 1930, quando seus dirigentes políticos e administrativos resolveram mudar-lhe o nome para Nerópolis, em homenagem ao Senador Nero Macedo.

Em território fértil e com perspectivas promissoras o novel distrito de Anápolis, em 1º de agôsto de 1948, pela Lei estadual nº104, tornou-se município, sendo instalado em 1º de janeiro de 1949. Em abril do mesmo ano, o município realiza sua primeira eleição para Prefeito e Câmara Municipal, que é composta de 7 vereadores. Sendo eleito como primeiro Prefeito, o senhor Francisco Emídio Filho.

Com sua emancipação em 1 de agosto de 1948, o município passou a constituir-se Termo da Comarca de Anápolis.

Pela Lei nº 685, de 13 de novembro de 1952, foi o Termo elevado à categoria de Comarca.

O Poder Judiciário é constituído de um Juízo de Direito; uma Promotoria Pública; Cartório de 1º Ofício e do 2º Ofício; Cartório de Família, órfãos e Ausentes; Cartório do Crime; Cartório do Protesto Civil de Pessoas Naturais; um Distribuidor e um Oficial de Justiça.

Situa-se à margem do Ribeirão Capivara na parte leste, e na parte oeste tem o córrego Cerrado. Pertence à Zona do Mato Grosso de Goiás, estando suas coordenadas geográficas a 16º 25′ 23" de latitude sul e 49º 15′ 07" de longitude W. Gr.

Tem limites com os municípios de Ouro Verde de Goiás, Anápolis, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Goiânia, Santo Antônio de Goiás e Nova Veneza.

ALTITUDE - Está a sede municipal a 700 metros acima do nível do mar, e o município oscila entre 650 e 850 metros,.

A temperatura do município é calculada em: média das máximas, 32ºC; média das mínimas, 15ºC; e média compensada de 25ºC a 26ºC. O clima do município está classificado como tropical úmido, e é considerado como excelente.

O município é bem regado de águas, que são potáveis e permanentes. Dentre outros citam-se os seguintes Ribeirão Capivara, Ribeirão Cachoeira e Ribeirão João Leite; estes últimos fazem limites com o município de Anápolis. O Ribeirão Cachoeira nasce no município e deságua no Rio Meia Ponte. Como elevação pode ser citado o Morro da Bandeira.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOVERCINO ALEXANDRE DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 204,217: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.864: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.085: matrículas
Número de unidades locais: 996: unidades
Pessoal ocupado total: 7.349: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 22.314,89: reais
População residente : 24.210: pessoas
População residente - Homens: 11.923: pessoas
População residente - Mulheres: 12.287: pessoas
População residente alfabetizada: 20.314: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.681: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.581: pessoas
População residente, religião espírita: 712: pessoas
População residente, religião evangélicas: 5.445: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.073,27: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.833,18: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 457,40: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,721:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nerópolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Nerópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (
Warning: mysqli_connect(): (HY000/1226): User 'ivan_brasileiro' has exceeded the 'max_user_connections' resource (current value: 30) in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 551

Warning: mysqli_query() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 66

Warning: mysqli_query() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 329

Warning: mysqli_error() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 330


Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, null given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 331
)

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: