Início » Goiás » Itaguari


Itaguari - Goiás



Itaguari faz parte do estado de Goiás. Fundada por Pedro Procopio, sua população estimada em 2007 era de 4.254 habitantes.

Foi fundada por Pedro Procopio em 16 de agosto de 1946 com a realização de um terço rezado por Dona Francisca do Cândido e independência municipal começou com a criação do Distrito denominado Itaguari, pela lei estadual n.º 7483, de 02-12- 1971, subordinado ao município de Taquaral de Goiás. Elevado à categoria de município com a denominação de Itaguari, pela lei estadual n.º 10400, de 30 de dezembro de 1987, desmembrado de Taquaral de Goiás. Sede no antigo distrito de Itaguari. Constituído do distrito sede. Instalado em 1 de janeiro de 1989. Tendo como primeiro prefeito Ramiô Rodrigues da Silva eleito em 15 de novembro de 1988.

O rio que banha o município é o rio Sucuri, o qual desagua no rio Uru, que faz parte da Bacia Hidrográfica do rio Tocantins.

História da cidade de ITAGUARI Goiás-GO

Por volta de 1946 alguns moradores da região, onde atualmente está situada a cidade de Itaguari, tiveram a idéia de criar um povoado. Para efetivar a idéia, alguns fazendeiros da região doaram terras para a construção de ranchos e pequenas casas, formando o povoado de Campestre.

Assim, no ano de 1950, esses fazendeiros liderados por José Eduardo do Couto, consultados, os vizinhos e amigos que se dispuseram a ajudá-lo na empreitada, definiram então que o povoado seria construído em local alto, bem no meio da chapada, ponto de divisa de várias fazendas.

Naquele ano, José Eduardo do Couto, Pedro Vasconcelos do Couto, Salvador do Couto, Salvador Vieira da Cunha, Sebastião Ludovico de Almeida, dona Londolfa, Serafim Lino de Araújo e Joaquim Alves da Costa, registraram em cartório a doação de área para a formação do patrimônio que, mais tarde, transformou-se na cidade de Itaguari. A área foi doada à Igreja que lhe deu como patrono, São Sebastião. O povoado surgiu com o nome de Itaguará, escolhido por José Eduardo do Couto. Era a composição de ITA (de Itaberaí); RI (de Sucuri, o rio que banha a cidade) e GUA (de Jaraguá, município que à época faziadivisa com Itaberaí). O nome mais tarde foi mudade para Itaguarí, por ser de melhor fonia. José Eduardo do Couto faleceu em 1969. A cidade que criou o homenageou dando o seu nome a uma avenida e a um colégio, do qual a filha, Maria José da Piedade Pinheiro, foi a primeira professora.

No ano de 1987, o povoado de Itaguari, na época já elevado a categoria de Distrito de taquaral de Goiás teve sua emancipação política, concretizada pela Lei n° 10400 - D.O. de 27/01/1988 que passou a pertencer à mesoregião Centro Goiano, microregião de Anápolis.

Itaguari é banhado pelos rios Sucuri e Casa de Telhas. Está a 100 quilômetros de Goiânia.

Itaguari sustenta sua economia na produção agropecuária. é grande rodutor de milho, arroz e feijão e tem forte participação na produção estadual de leite e gado de corte. As indústrias de confecção são outro destaque de sua economia.

Fonte: Anuário Estatístico do Estado de Goiás-2003. Goiânia: SEPLAN, 2003. p.41. / PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: ADILSON LELIS NUNES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 146,638: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 728: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 202: matrículas
Número de unidades locais: 113: unidades
Pessoal ocupado total: 535: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.973,39: reais
População residente : 4.513: pessoas
População residente - Homens: 2.276: pessoas
População residente - Mulheres: 2.237: pessoas
População residente alfabetizada: 3.632: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.077: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.130: pessoas
População residente, religião espírita: 14: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.215: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.153,65: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.675,39: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 455,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 503,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,693:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Itaguari: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Itaguari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: