Início » Goiás » Aragarças


Aragarças - Goiás



Aragarças faz parte do estado de Goiás. Encontra-se a uma latitude 15º53′51" sul e a uma longitude 52º15′03" oeste, estando a uma altitude de 310 metros. A população avaliada em 2011 era de 18 436 habitantes. As principais atividades econômicas são o comércio, agricultura e o turismo. Contudo, a maioria da população trabalha no município vizinho, Barra do Garças.

Os primeiros registros de presença de não-índios na margem direita do Rio Araguaia na altura da barra do Rio das Garças datam do Século XVII, quando bandeirantes paulistas desbravavam o interior do país à caça de índios, ouro e da posse de territórios além do limite estabelecido no Tratado de Tordesilhas.

Mas, os primeiros moradores não-indios efetivos da região foram os garimpeiros que se aventuravam pelo sertão de Goiás em busca da lendária Serra dos Martírios e sua mitológica mina inesgotável de ouro.

História da cidade de Aragarças

O início do município de Aragarças data-se de 1872 quando veio de Araguaiana, Estado do Mato Grosso, um grupo de garimpeiros. Dando origem ao povoado de Deixado.

No dia 04 de setembro de 1891 foi celebrado uma missa solene e designado o local onde seria construido o Presídio da Macedina, que se tratava de um destacamento militar com a finalidade proteger os moradores contra os ataques dos índios, apoiar os soldados que participaram da Guerra do Paraguai e promover a colonização da região. O movimento de viajantes que subiam o Rio Araguaia, em várias embarcações, era intenso em busca da Baliza, cidade localizada à margem do Araguaia. Neste percurso encontavam os ricos garimpos que praticavam a cata de diamantes enriquecedores. Vindo então para o local várias famílias.

Estava iniciada a vila que chamaram de Barra Goiana, na confluência do Rio Garças com o Rio Araguaia. Sendo que ao lado esquerdo do Araguaia também se inicicou uma vila que chamaram de Barra Cuiabana. Construiu-se também uma igrejinha de barrotes, coberta de palhas, em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa, que se tornou o Padroeiro da vila. Pois a maioria dos habitantes era originária da Bahia.

Em 14 de agosto de 1943 chegou à Barra Goiana a Expedição Roncador-Xingu, mais tarde transformada em Fundação Brasil Central. Veio com a incumbência de instalar sua base de ação à margem direita do Araguaia, em frente ao Pontal do Rio Garças. Pela localização junto aos dois rios, Araguaia e Garças, designou-se ao povoado de Barra Goiana, o nome de Aragarças, por derivação do nome dos rios. Pelo rápido crescimento de Aragarças, Baliza concedeu-lhe o título de Vila de Aragarças pela Lei nº 5 de 05 de novembro de 1951. Pela Lei Estadual nº 788 de 02 de outubro de 1953 Aragarças foi elevada a categoria de município, tendo sido instalado em 01/01/1954. O município é sede de Comarca.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: OVíDIO JOAQUIM DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 664,530: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.090: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 470: matrículas
Número de unidades locais: 304: unidades
Pessoal ocupado total: 1.620: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.144,30: reais
População residente : 18.305: pessoas
População residente - Homens: 9.186: pessoas
População residente - Mulheres: 9.119: pessoas
População residente alfabetizada: 15.384: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.759: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 10.454: pessoas
População residente, religião espírita: 371: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.978: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.986,09: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.885,68: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 350,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 492,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,732:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Aragarças: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Aragarças? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: