Início » Bahia » Santa Luzia


Santa Luzia - Bahia



Santa Luzia faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 15º25′46" sul e a uma longitude 39º20′03" oeste, estando a uma altitude de 195 metros. A população avaliada em 2004 era de 15.084 habitantes. Possui uma área de 788,157 km². No início do século XX, a busca de areias monazíticas levou aos diamantes do Salobro,a maior exploração diamantífera no sul da Bahia, cenário do romance do médico e escritor Afrânio Peixoto. Essa exploração diamantífera, juntamente com a expansão agrícola fortaleceu o povoado de Jacarandá às margens do rio Pardo, lugar que teve seu declínio a partir de uma enchente calamitosa em 1914. Posteriormente, surgiria um povoado em local próximo ao anterior, que recebeu o nome de "Arriba Saia" (atual município de Santa Luzia), porque ali havia muita lama e as mulheres precisavam levantar as saias para andar no lamaçal.

Às margens da BA-270 e a 13 quilômetros da BR-101 está Santa Luzia, o mais novo dos municípios da Costa do Cacau. A localidade abriga cavernas, rios, cachoeiras, poços, lagoas e paredões de rocha. No início do século XX, a busca por areias monazíticas levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera no sul da Bahia. É nesta formação (lembra a Chapada Diamantina) que estão as atrações de Santa Luzia. O Parque Ecoturístico do Lapão abriga a Gruta do Lapão, uma das mais belas da região. O passeio é feito por trilhas de aproximadamente 3,5 quilômetros, cercadas de Mata Atlântica.

Fruto das riquezas e opulência dos diamantes, o Povoado de Jacarandá, às margens do Rio Pardo, tombado Sítio Histórico e patrimônio do município, conserva construções coloniais, como a igreja de Nossa Senhora do Rosário, que abre a uma vista privilegiada da cidade, no alto de uma colina. No início do século XX, a busca de areias monazíticas levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera no sul da Bahia, cenário do romance do médico e escritor Afrânio Peixoto. Essa exploração diamantífera, juntamente com a expansão agrícola fortaleceu o povoado de Jacarandá às margens do rio Pardo, lugar que teve seu declínio a partir de uma enchente calamitosa em 1914. Posteriormente, surgiria um povoado em local próximo ao anterior, que recebeu o nome de "Arriba Saia" (atual município de Santa Luzia), porque ali havia muita lama e as mulheres precisavam levantar as saias para andar no lamaçal.

História da cidade de Santa Luzia

Os primeiros ocupantes do território de Santa Luzia, foram imigrantes oriundos do Distrito de Jacarandá, pertencente ao município de Canavieiras, por volta de 1914.

Com a chegada destes imigrantes, surgiu o Povoado de Santa Luzia, na década de 1950.

Gentílico: santaluziense

Formação Administrativa

Por volta de 1953, o Povoado passa a ser subordinado administrativamente ao município de Canavieiras.

Por força da Lei Estadual nº 4.443, de 09 de maio de 1985, publicada no Diário Oficial de 10 de maio de 1985, foi desmembrado do município de Canavieiras e elevado à categoria de município.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: LUIS MAFRA DE SANTANA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 680,779: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.091: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 322: matrículas
Número de unidades locais: 104: unidades
Pessoal ocupado total: 832: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.583,01: reais
População residente : 13.344: pessoas
População residente - Homens: 7.051: pessoas
População residente - Mulheres: 6.293: pessoas
População residente alfabetizada: 8.525: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.370: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 8.649: pessoas
População residente, religião espírita: 19: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.858: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 739,61: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.058,18: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 196,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,556:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Santa Luzia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santa Luzia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: