Início » Bahia » Pindobaçu


Pindobaçu - Bahia



Pindobaçu faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 19.238 habitantes.

O município está localizado no Centro Norte baiano, mais especificamente na microrregião de Senhor do Bomfim e faz fronteira com os municípios de Campo Formoso, Antônio Gonçalves, Mirangaba, Filadélfia, Saúde e Ponto Novo.

Originalmente os territórios que hoje integram os municípios de Pindobaçu e Filadélfia faziam parte do município de Campo Formoso. Surgiu de um pouso de tropeiros, local em que os viajantes das tropas de animais de carga paravam para descansar. O principal itinerário da viagem era o caminho que ligava a antiga Vila Nova da Rainha (atual Senhor do Bonfim) e a vila velha de Jacobina.

História da cidade de Pindobaçu

O território que hoje integra o Município de Pindobaçu fazia parte do Município de Campo Formoso. Surgiu de um pouso de tropeiros, local em que os viajantes das tropas de animais de carga paravam para descansar.

Transformado em povoado com o nome de Lamarão, posteriormente modificado para Pindobaçu, que significa Palmeira Grande, foi criado o distrito pela lei estadual nº 2.041, de 21 de agosto de 1927, e elevado à categoria de vila pelo decreto lei estadual nº 10.724, de 30 de março de 1938.

A povoção permaneceu com o nome de Lamarão até o ano de 1914, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Pindobaçu. A mudança do nome do lugar tem uma explicação muito curiosa. Quando o prédio da estação ficou pronto o nome da localidade deveria ser colocado em seu frontispício, mas os engenheiros da Leste Brasileira acharam que o nome de Lamarão era muito feio para batizar aquele prédio novo e bonito. Decidiram então consultar os moradores acerca de uma possível mudança quanto ao nome da localidade. A consulta foi realizada na residência de Emílio Hilarião. Os moradores consentiram com a mudança, mas não sabiam qual seria o novo nome. Ocorreu que dentre os engenheiros da Leste Brasileira havia um que era estudioso do idioma tupy-guarany, o qual explanou aos presentes que devido a abundância de palmeiras de babaçu naquela região ele propunha que o lugar deveria passar a se chamar Pindobassu, o que no idioma tupy que dizer "palmeira alta". A aceitação foi geral. E como a origem do nome era tupy o mesmo foi grafado com dois ss, tendo a ortografia posterior substituído os dois ss pelo ç como é grafado atualmente.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela lei estadual nº 542 de 04 de março de 1953, foi criado o município de Pindobaçu, sendo seu território desmembrado do município de Campo Formoso.

Fonte: Prefeitura de Pindobaçu. IBGE.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 496,282: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 10: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.353: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 622: matrículas
Número de unidades locais: 144: unidades
Pessoal ocupado total: 1.191: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.201,63: reais
População residente : 20.121: pessoas
População residente - Homens: 10.329: pessoas
População residente - Mulheres: 9.792: pessoas
População residente alfabetizada: 13.652: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 7.217: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 13.042: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.566: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 645,44: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 807,76: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 133,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 222,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,577:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pindobaçu: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pindobaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: