Início » Bahia » Nova Canaã


Nova Canaã - Bahia



Nova Canaã é um município do estado da Bahia, no Brasil.

O município de Vitória da Conquista, como centro regional, vivenciou ainda na primeira metade do século a ascensão econômica e política dos “distritos” que fazem parte de uma vasta extensão territorial do chamado “planalto da Conquista”. A primeira cidade a se tornar auto-suficiente frente ao domínio de Vitória da Conquista foi Poções, que se emancipou politicamente.

Poções se tornou então, um subcentro conquistense e passou a governar os seus vários distritos, que antes pertenciam à cidade de Vitória da Conquista, como Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Boa Nova, Manoel Vitorino. Poções exerceu seu domínio frente a essas regiões com autoridade, não tolerando a mesma auto-suficiência, apesar das sérias dificuldades que sofreu para se separar do domínio de Vitória da Conquista.

História da cidade de Nova Canaã

Não existe nenhum documento que comprove a chegada dos primeiros habitantes do município de Nova Canaã. Segundo testemunho oral, as terras desta região foram ocupadas pelos primeiros moradores a partir de 1904, advindos dos municípios de: Areia (atual Ubaíra), Brejões,

Santa Inês, Jequiriçá, Mutuípe, Lavra Diamantina e outros.

O primeiro desbravador de uma das regiões deste município foi o Sr. José Antonio Lopes Vieira, cuja região explorada tomou o seu nome, permanecendo-o até hoje.

Em 1910, chegou aqui a família Matos, composta dos irmãos: Leovegildo, Bernardino, Sinfônio e Inocêncio Rodrigues de Matos que, com árduo trabalho, começaram a desbravar as matas, abrindo os primeiros claros.

Sentindo a necessidade de educar seus filhos, o Sr. Bernardino Rodrigues de Matos, organizou a primeira escola particular na fazenda denominada Floresta. Essa escola, motivou outros fazendeiros da região a fazerem o mesmo.

Mais tarde, atendendo à necessidade dos próprios filhos e de outras famílias, foi criado o Instituto Florestal, que teve como diretor o pastor Abílio Pereira Gomes, homem de grande capacidade e cultura.

A Vila de água Fria atraiu muitos moradores de outros municípios, motivados pela lavoura do café e durante muito tempo tornou-se próspera.

Sendo a vila de água Fria situada num local muito montanhoso, sem possibilidade de expandir, em 1940, após entendimentos com representantes políticos do distrito e autoridades locais, resolveu-se transferir o povoado para a fazenda Caldeirão, cujo nome foi mudado para Nova Canaã, nome de origem bíblica que significa "terra prometida". Essa transferência fez com que rapidamente prosperasse o comércio, etc. Sua principal cultura era o café e uma pecuária

bem desenvolvida.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1925, forma-se um pequeno povoado que recebe o nome de água Fria, pertencendo a Poções; e transformando-se depois em distrito por força do Decreto Estadual nº 9.490 de 24 de abril de 1935.

Por força da Lei Estadual nº 1.540 de 08/11/1961, publicada no Diário Oficial de 12/11/61, foi emancipado o Município de Nova Canaã, desmembrado do Município de Poções.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Canaã; SEI (BA)

Autor do Histórico: LêDA DE SENA NERY

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 804,618: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.228: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 391: matrículas
Número de unidades locais: 176: unidades
Pessoal ocupado total: 954: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.639,48: reais
População residente : 16.713: pessoas
População residente - Homens: 8.571: pessoas
População residente - Mulheres: 8.142: pessoas
População residente alfabetizada: 10.702: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.599: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.380: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.697: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 818,44: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 966,11: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 185,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,545:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nova Canaã: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Nova Canaã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: