Início » Bahia » Macarani


Macarani - Bahia



Macarani faz parte do estado da Bahia.

O nome Macarani é de origem indígena e significa Gruta dos Índios Caranys, pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófogos que habitavam a região. Assim como o nome do principal rio que a banha, o Mangerona, que segundo a lenda, vem de Mãe Gerônima, uma índia muito querida, parteira, que antecedeu tantas outras, não menos importantes, como vó Benícia, D. Chiquinha, D. Augusta, D. Maria de Linco, D. Lindaura e D. Maria Periquita (as duas últimas vivendo entre nós).

Hoje, segundo o último censo, Macarani tem uma população de 17.088 habitantes; tem uma área de 1.376,5 (1.221) km²; é banhada pelos rios Macarani, Mangerona e Rio Pardo; possui quatro distritos: Macarani (sede), Vila das Graças, Vila Izabel e Itabaí; e fica localizada a 616km da capital, Salvador. Seus vizinhos são Itapetinga, Ribeirão do Largo, Itambé, Encruzilhada, Maiquinique, Itarantim e Bandeira (sendo que Maiquinique e Itarantim já foram distritos de Macarani).

História da cidade de Macarani

O nome Macarani é de origem indígena e significa "Gruta dos índios Caranys", pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófagos que habitavam a região.

A história de Macarani está ligada a do município de Vitória da Conquista, de onde foi retirado o Município de Encruzilhada (em 1º de janeiro de 1922), o qual tinha Macarani como distrito.

Da sua fundação até hoje já se passaram sessenta e quatro anos, muitas coisas importantes aconteceram, muitas pessoas mereceram gravar seus nome nesta história e contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Dentre as pessoas, podemos citar Joviniano Neres de Carvalho, que na companhia de Antônio Caires Pinheiro e Damásio Ferreira, fundou o Arraial de Macarani. A escritura do terreno foi lavrada no mês de maio de 1992, em Itambé, naquela época conhecida como Verruga. A primeira casa foi edificada no atual largo São Pedro.

Devem ser lembrados como primeiros lutadores em favor do novo arraial, além dos fundadores já citados, Joaquim Dagno.

A primeira feira semanal de Macarani aconteceu em 27 de agosto de 1926, quando foi inaugurado o Mercado Público, onde hoje funciona a Mercearia Antunes, construído com doações do povo. Foi uma grande festa popular. O orador oficial foi o Dr. Raul Borges Reis. O Prof. Eustáqui Blesa Serrano falou em nome do Conselho Administrativo de Encruzilhada.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pelo Decreto Lei nº 141 de 31 de dezembro de 1943, a sede do município de Encruzilhada foi transferida para o Município de Macarani. A instalação oficial se deu no

dia 3 de abril de 1944.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macarani

Autor do Histórico: VALDOLINO MINEIRO CUNHA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.210,105: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 11: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.581: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 659: matrículas
Número de unidades locais: 200: unidades
Pessoal ocupado total: 1.738: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.407,89: reais
População residente : 17.093: pessoas
População residente - Homens: 8.583: pessoas
População residente - Mulheres: 8.510: pessoas
População residente alfabetizada: 11.693: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.423: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 10.748: pessoas
População residente, religião espírita: 85: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.562: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 896,28: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.302,35: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 303,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,605:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Macarani: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Macarani? Então deixe seu comentário!


Comentários (3)

  1. EDSON ALVES's avatarEDSON ALVES

    Ola, meu sogro morou na cidade hoje ele tem 65 anos , Manoel filho de Maria Nascimento , irmão de Clemente de França Nascimento e Valdomiro

    ele morou na fazenda de OSMARIO RODRIGUES

    quer manter o contato com os amigos da época. morou na rua da taboa

    #3 – 18/07/2017 - 05:48

  2. Carlos Antonio Vieira Santos's avatarCarlos Antonio Vieira Santos

    Minha mãe nasçeu em corgão em 1951 humildemente que venho a fazer este apelo ao moradores de macarani e regiao, que me ajuda para localizar os parentes de Maria José Vieira Santos que veio para feira de santa ainda adolescete enfim perdendo contatos completamente com a sua familia a mais de 40 anos, é o sonho da minha mãe encontrar alguem de sua familia paternal ou maternel por favor nos ajudem pelo amor de Jesus a realizar este sonho. Nome dos pais da minha mãe é: Maria Custodia de jesus & Francisco Vieira Santos, Irmãos de minha mãe é: Tereza Vieira Santos, Lurdes Vieira Santos e Geraldo Vieira Santos, madrinha de mãe chamava-se Domingas muito conhecida ai na regiao de macarani/ itapetinga por ser parteira. Eles moravam numa fazenda, chamada fazenda de Zezé te agradeço desde já muito OBRIGADO QUE DEUS ABENÇOE!!!

    #2 – 11/01/2016 - 19:50

  3. Antonio de Jesus Santana's avatarAntonio de Jesus Santana

    Nascido nesta cidade em 19 de fevereiro de 1948 e acompanho algumas noticias sobre minha cidade e pude observar é que não vejo falar do nome do meu pai Luiz França de Santana que foi escrivão da COLETERIA gostaria de saber alguma coisa, estive na cidade depois de 55 anos onde trabalho na cesta do povo em visita na loja pude conhecer WILSON o gestor da loja fico grato em rever êssa observação agradeço um abraço forte dessa cidade linda que eu tenho orgulho de ser filho.

    #1 – 29/12/2015 - 17:48

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: