Início » Bahia » Conceição da Feira


Conceição da Feira - Bahia



Conceição da Feira faz parte do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. A população avaliada em 2010 era de 20.406 habitantes.

Conta a tradição, que a primeira penetração em terras do atual município de Conceição da Feira ocorreu em meados do século XVII, por indivíduos vindos não se sabe de onde, que aí se estabeleceram e fundaram um Povoado.

História da cidade de Conceição da Feira

Conta a tradição, que a primeira penetração em terras do atual município de Conceição da Feira ocorreu em meados do século XVII, por indivíduos vindos não se sabe de onde, que aí se estabeleceram e fundaram um Povoado.

O Coronel, ou mestre-de-campo, Manuel de Araújo de Aragão Correia, proprietário das terras denominadas Saco, há duas léguas da freguesia sediada na Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, graças ao seu espírito religioso, ergueu, aí, no ano de 1675, uma ermida que dedicou à Nossa Senhora da Conceição.

Essa ermida, conforme noticiou o Padre Antônio Pereira, então Vigário da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, situada na Vila acima referida, ficou anexada àquela Paróquia, por mandato do Arcebispo da Bahia, D. Sebastião da Vide.

A idéia de fundação de nova Capela veio de Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, D. Antônia Florinda de São José, que a construíram em terreno doado à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, segundo escritura lavrada em 06 de outubro de 1830 na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, por José Leonardo Muniz Barreto.

Foi esse local escolhido para a construção da segunda capela, não só em virtude de estar no entroncamento de duas estradas reais, movimentadas, a do Sertão e a do Nordeste, mas também pelo fato de possuir ótimas nascentes d′água, até hoje consideradas da melhor qualidade pelo aspecto cristalino, ensejando o pouso de tropas.

Terminada a construção da capela, por Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, começou a se desenvolver em redor dela a povoação; apareceram a feira, a casa de negócio e surgiu o Arraial Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira.

Considerando que, terminada a construção do segundo emplo, a capela inicial estava arruinada, Manoel Fernandes da Costa e sua mulher encaminharam petição ao representante da Província da Bahia, com resultado favorável, dizendo: estar a mesma capela com a necessária decência para se celebrarem os ofícios divinos, e ante a sua espontânea vontade de oferecê-la, como a ofereceram ao público para que nela se erija Matriz e Freguesia e Pároco, à vista da população que há e da distância em que está de 02 léguas da Freguesia Matriz daquela Cidade de Cachoeira a que pertence, por cuja causa muito padece o povo na falta de pastor espiritual em suas maiores precisões.

Gentílico: conceiçoenses

Formação Administrativa

Foi a capela, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, elevada à categoria de Freguesia pela Lei Provincial nº 275, de 25 de maio de 1847, que criou também o Distrito de Paz de Conceição da Feira, subordinado à Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.

No ano de 1911, o Distrito de Conceição da Feira aparece na divisão administrativa do Brasil como componente do Município de Cachoeira.

O Arraial em causa foi elevado à categoria de Vila de Conceição da Feira pela Lei Estadual n° 1879, de 23 de julho de 1926, que também criou o Município de igual nome, com os limites do seu Distrito de paz e território desmembrado da Comarca de Cachoeira. A instalação solene do Município se deu às treze horas do dia 17 de outubro de 1926.

Foi o Município, porém, suprimido pelos Decretos estaduais de nº 7455, de 23 de junho de 1931, e de nº 7479, de 08 de julho do mesmo ano, tendo este último diploma legal reanexando seu território ao de Cachoeira.

A restauração do município foi efetuada, com os limites anteriores, pelo Decreto Estadual nº 7629, de 16 de setembro de 1931.

De acordo com a divisão administrativa de 1933 e as territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o Município de Conceição da Feira compõe-se de um só Distrito, o Sede.

A Vila de Conceição da Feira foi elevada à categoria de Cidade do mesmo nome por efeito do Decreto Lei Estadual nº 10724, de 30 de março de 1938.

Em consequência do Decreto Lei Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro da Divisão Judiciária Administrativa da Bahia vigente no quinquênio 1944 -1948, foi extinto o Município de Conceição da Feira e seu território anexado ao do Município de Cachoeira; no entanto foi restaurado pelo Decreto Estadual nº 12978, de 1º de junho de 1944, que retificou o mencionado quadro, ficando, assim, a comuna de Conceição da Feira, em 1944 - 1948, composta, apenas, do Distrito Sede, ao qual se incorporou parte de Afligidos, do Município de São Gonçalo dos Campos, ex São Gonçalo.

No quinquênio 1954 - 1958, de acordo com a Lei nº 628, de 30 de dezembro de 1953, a divisão administrativa do município permanece inalterada.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ANTôNIO CARLOS DA S. PEREIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 164,798: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.413: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 746: matrículas
Número de unidades locais: 259: unidades
Pessoal ocupado total: 1.899: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.654,09: reais
População residente : 20.391: pessoas
População residente - Homens: 9.922: pessoas
População residente - Mulheres: 10.469: pessoas
População residente alfabetizada: 15.788: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.564: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 13.800: pessoas
População residente, religião espírita: 55: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.163: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 854,77: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.539,95: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 219,60: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 266,25: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,634:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Conceição da Feira: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Conceição da Feira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: