Tudo sobre Carinhanha Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Carinhanha

Coordenadas geográficas

O município de Carinhanha fica localizado na latitude -14.2985 e longitude -43.7724 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Carinhanha

Com um total de 2529,442 km², Carinhanha de extensão territorial.

População de Carinhanha

De acordo com dados do IBGE, Carinhanha possui aproximadamente 28.965 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Carinhanha são chamados de carinhanhense.

Administração municipal

Prefeito atual:FRANCISCA ALVES RIBEIRO.

História de Carinhanha, Bahia

Ouvir com robot

Carinhanha é uma cidade localizada no sudoeste do estado da Bahia, às margens do Rio São Francisco, próximo da divisa com Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 28.378 habitantes. Na pecuária destacam-se os rebanhos de bovinos e suínos.

Os primitivos habitantes desse território foram os índios caiapós, que tinham aldeia localizada nas terras onde hoje se encontra a cidade de Carinhanha, vivendo em completa harmonia, quando, pelo ano de 1712, presumivelmente, nele penetrou pela primeira vez o homem civilizado. Segundo a tradição local, coube essa primazia ao famoso bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas. Em busca do rio das Velhas, atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e indo para o sul atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha, onde encontrou um aldeamento de índios caiapó, resultando numa luta sangrenta e fracasso dos índios. Aí o bandeirante fixou base para suas conquistas, local que posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o estado de Minas Gerais.

Muitos queriam que o nome do local fosse "Carunhannha", isto é, "loca de sapo", entretanto, a maioria atribui o topônimo indígena à grande quantidade de aves de nome Carunhenha existente no lugar, hoje raramente encontradas nas margens das lagoas. Outros já dizem que o nome é derivado de uma índia de nome Nhanha com a junção de um peixe, carí, dando assim o nome então de cainhanha. Em 1832, o "julgado" de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco foi elevado à categoria de vila, sendo criado também o município, com território desanexado do território de Barra do Rio Grande. Sua sede recebeu foros de cidade em 1909.

História da cidade de Carinhanha

Após a invasão dos portugueses em terras antes nunca pisadas por homens brancos, isso em 22 de abril de 1500, no caso do Brasil, começaram efetivamente as ocupações dois anos mais tarde. O sistema de distribuição dessas terras, foi por um instrumento denominado Carta Régia. Assim conhecidas doze Capitanias Hereditárias e um sem número de Sesmarias, pedaço de terra de extensão indefinida, dentro das Capitanias, em que o sesmeiro deveria cumprir certas obrigações, como o envio de árvores de valor para a construção naval na metrópole.

De posse destas Cartas Régias, duas famílias que se tornaram poderosas pela extenção de terras conquistadas e pelos currais de gado montados pelo interior, passaram a disputar com os índios confederados as terras do Vale do Rio São Francisco.

A primeira, instalou o seu morgado no litoral baiano, formando a dinastia da Casa da Torre, dos Garcia d′ávila. Mas a Casa da Torre, segundo Pedro Calmon, se distraiu e quando foi advertida, os Guedes de Brito já tinha montado oito curais de gado, no sertão da Bahia.

O morgado dos Guedes de Brito, conhecido por dinastia da Casa da Ponte, tornou-se tão poderoso que os Garcia d′ávila preferiam uma convivência pacífica a um enfrentamento belicoso. As duas Casas decidiram, então, repartir entre si a ocupação das terras do Sertão do São Francisco, considerando-se como os legítimos herdeiros dos despojos de uma guerra tida como justa. A guerra travada no Vale do São Francisco contra os nativos teria sido uma guerra contra pagãos, considerados bichos.

No século XVII, essas terras já integravam a Sesmaria do Itapicurú e Rio São Francisco, doadas em conjunto ao Mestre de Campos, Antônio Guedes de Brito e Bernardo Vieira Ravasco, por volta do mês do agosto de 1693.

Com Antonio Guedes de Brito, investido na patente de Mestre de Campos, coube desbravar o sertão do Vale do São Francisco. Segundo alguns historiadores, ele teria partido com duzentos homens rumo ao vale, mais teria sido morto, não completando a sua missão de "pacificar" o vale, combatendo índios e negros aquilombados. Para o seu posto foi nomeado o General Mathias Cardoso de Almeida, o qual teria posto fim à desordem com um verdadeiro massacre de índios e negros.

Entretanto, antes de morrer, Antônio Guedes de Brito, teria constituído Manoel Nunes Viana como procurador de suas duas filhas: Isabel e Joana Guedes de Brito. Coube a Manoel Nunes Viana estender os domínios dos Guedes de Brito, do Morro do Chapéu à Sabarabuçu, hoje Sabará, em Minas Gerais.

Em 1709, foi fundada a vila de San Joze de Carunhenha, onde foi montado o seu quartel general. Em 17 de novembro, Manoel Nunes Viana seguiu para a Capitania de São Vicente, onde lutou na Guerra dos Emboabas, retornando em 1712, seguindo a rota do ouro pelo Rio das Velhas, afluente do São Francisco. Finalmente, a Sesmaria de São José de Carinhanha foi doada ao sesmeiro Athanásio de Siqueira Brandão.

Gentílico:

Formação Administrativa

Segundo o livro Tombo do Arcebispado de Pernambuco, a Freguesia de São José de Carinhanha foi instalada por Portaria de 06/08/1806, quando pertencia à Diocese de Pernambuco, pelo Bispo Azeredo Coutinho.

Por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial de 25/05/1854, mandado executar pelo Delegado Apostólico Martins Marini, a 01/05/1855, foi esta Freguesia desmembrada da Diocese de Pernambuco e incorporada à da Bahia.

Já no Catálogo Geral da Arquidiocese da Bahia, às fls. 57, vê-se que a Freguesia de São José de Carinhanha foi criada por carta Régia da Rainha D. Maria I, a 29 de abril de 1779 e instalada a Paróquia pelo visitador Francisco José Correia por delegação do Bispo de Pernambuco, Dom Azeredo Coutinho.

Outras informações dão conta de que foi desmembrada de Paracatu, Minas Gerais, em 06/08/1806. Colonizada pelo Bispo Azevedo Coutinho em 1804, sendo o primeiro Vigário o Pe. Pedro Machado da Cruz Pereira.

Em 1913, Carinhanha passou à categoria de Freguesia de São José de Carinhanha, pertencente à Comarca do Rio São Francisco, e foi elevada à categoria de vila em 20 de abril de 1832, sendo inaugurada em 1834.

A emancipação do Município ocorreu em 17 de agosto de 1909, por força do Decreto Lei nº 762, sendo desmembrada do município de Barra do Rio Grande.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ABELARDO DA SILVA NORMANHA

DDD de Carinhanha, Bahia

77

Como fazer uma ligação para Carinhanha:

0 + Operadora + 77 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 77 + telefone
  • Vivo: 015 + 77 + telefone
  • Aerotech: 017 + 77 + telefone
  • Claro: 021 + 77 + telefone
  • GVT: 025 + 77 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 77 + telefone
  • TIM: 041 + 77 + telefone
  • Sercontel: 043 + 77 + telefone

CEP de Carinhanha

O Código Postal (CEP) geral de Carinhanha, Bahia, é 46445000.

Prefeitura Municipal de Carinhanha
Endereço: Pça. Deputado Henrique Brito, 344, Centro, Carinhanha - BA, CEP: 46445000
Telefone / Fax:(77) 3485-2657/3102/2658 (77) 3485-2657/2658
Prefeito: FRANCISCA ALVES RIBEIRO

Hospitais em Carinhanha - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde carinhanhense.

Cartórios na cidade de Carinhanha

Acesse a lista de Cartórios em Carinhanha. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Carinhanha Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Carinhanha - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Previsão do tempo na região carinhanhense

Veja a previsão do tempo em Carinhanha: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Carinhanha

Confira as cidades vizinhas de Carinhanha - BA em uma distância de até 50 km.

Malhada - 4.31 km
Iuiú - 25.8 km
Juvenília - 41.8 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Carinhanha através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município carinhanhense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 23/04/2024 - Carinhanha - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Mundial+do+Escoteiro

Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundad...

Saiba Mais
Dia+Mundial+do+Livro+e+do+Direito+do+Autor

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento ...

Saiba Mais
Dia+Nacional+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+para+Surdos

Dia Nacional da Educação para Surdos

Inserir o aluno com deficiência auditiva no ensino regular é valorizar a diversidade humana e gera...

Saiba Mais
Dia+do+Serralheiro

Dia do Serralheiro

Diante da “evolução” que pretendemos demonstrar sobre as profissões que fazem a Construção ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam.
(Naum 1:7)
Bíblia Online

 

Estados