Início » Bahia » Boninal


Boninal - Bahia



Boninal faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2010 é de 13.695 habitantes,com uma quantidade significante rural.

Localizada na Chapada Diamantina, tem seu nome estabelecido em função do quiabento, uma planta que produz uma flor semelhante à bonina. Boninal também já se chamou Freve, Sumidouro e Guarany.

A cidade é conhecida na região pelo seu São João,que atrai muitas pessoas de fora. É uma grande festa,com bandas de fora,quadrilhas e muita alegria. Este ano (2009) a cidade entrou para o caléndario de festas juninas da Bahiatursa, órgão oficial de turismo da Bahia, responsável pela coordenação e execução de políticas de promoção, fomento e desenvolvimento do turismo no estado. Quem visitar Boninal nessa época, poderá também assistir a "Corrida de Jegue", promovida por uma família local.

História da cidade de Boninal

Em meados do século XIX, chegava por estas redondezas o ainda jovem José de Souza Guedes, vindo da cidade de Barra, na Bahia, para comerciar nas regiões das Lavras Diamantinas. Mas o lugar que ele mais gostou foi este, que naquele tempo tinha o nome de Freve, em consequência de um povo que aqui morava e que provocava muitas brigas e bagunças, daí o nome Freveque certamente devia ser proveniente de fervor.

Aqui chegando, o Sr. José de Souza Guedes, mudou o nome do lugar para Sumidouro, em virtude do rio existente que era muito bonito e quando chegava em um determinado local chamado Travessão, espécie de pântano, desaparecia de vista.

O Sr. Guedes era um homem de negócios, dono de tropas, pois tinha naquela época uma quantidade muito grande de cavalos e burros que serviam como meio de transporte.

Após alguns anos de residência neste local, foi agraciado com a designação de intendente nesta localidade, para dirigir e administrar como se fosse um prefeito, recebendo também a patente de Coronel. A partir daí o lugar passou a se chamar Vila Guarany.

Um dia quando o Coronel Guedes retornava de uma de suas propriedades, por nome Tiririca, foi surpreendido ao encontrar sua casa invadida por jagunços do Coronel Horácio de Matos, sob a denúncia de que o Sr. Guedes tinha porte de arma em casa. Os jagunços retiraram todo o assoalho de um dos quartos da casa, sem que nada fosse encontrado.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei Estadual nº 1.078, de 05 de julho de 1915, o Arraial de Sumidouro foi elevado à categoria de vila com o nome de Guarany, e pela mesma Lei foi criado o município de Guarany, formado pelos distritos de Sumidouro e Carrapato, tendo este último mudado o nome para Palmares pela Lei Estadual nº 1623, de 25 de julho de 1923.

Na década de 1940, o município, que até então era denominado de Vila Guarany, teve o seu nome mudado para Boninal.

Fonte: SEI (BA);IBGE

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 896,849: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 12: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.989: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 780: matrículas
Número de unidades locais: 154: unidades
Pessoal ocupado total: 697: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.193,30: reais
População residente : 13.695: pessoas
População residente - Homens: 6.702: pessoas
População residente - Mulheres: 6.993: pessoas
População residente alfabetizada: 10.004: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.508: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 11.042: pessoas
População residente, religião espírita: 25: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.746: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 845,25: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.572,74: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 184,60: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 308,57: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,612:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Boninal: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Boninal? Então deixe seu comentário!


Comentários (3)

  1. Lavínia Andrill's avatarLavínia Andrill

    Olá! Procuro informações sobre a família Andrill. Messias Andrill, Sebastião Andrill ou outro membro. Alguém, em Boninal, conhece algum membro desta família? Caso sim, por favor, poderia manter contato comigo? Meu e-mail: andrilllasa@hotmailo.com. Obrigada.

    #3 – 05/03/2017 - 23:22

  2. Eliana's avatarEliana

    Boa tarde gostaria que o prefeito olhasse mais para o povoado do mulungu ,pois parecem estar abandonados, com estradas esburacadas, sem água,água lá é só de 3 em 3 dias fui passear fiquei simplesmente indignada com isso,pessoas sem cadastro do bolsa família ,outras que nem precisam tem,bolsa família que eu saiba e pra quem tem filhos em escola ,não pra adultos desempregados tudo errado vamos rever isso prefeito acredito em você ,não sou da cidade fui a visitar e fiquei assustada com o descaso ,acredito que na hora do voto promete mil coisas mais não cumpri, vamos lá estou torcendo para que dê certo e o senhor prefeito reveja isso

    #2 – 14/01/2016 - 19:57

  3. Paulino viana andrill netto's avatarPaulino viana andrill netto

    Lendo a história da cidade de boninal,o relator diz que foi na década de 40 a cidade passou a ter à denominação de boninal.Estranha-me pois até 1954 ano em sair de bonina,ainda era guarany.Grato engenheiro viana.

    #1 – 04/01/2016 - 00:19

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: