Tudo sobre Oiapoque Estado do Amapá

Informações Gerais sobre a cidade de Oiapoque

Coordenadas geográficas

O município de Oiapoque fica localizado na latitude 3.84074 e longitude -51.8331 e faz parte do estado do Amapá.

Tamanho do Território de Oiapoque

Com um total de 22625,286 km², Oiapoque de extensão territorial.

População de Oiapoque

De acordo com dados do IBGE, Oiapoque possui aproximadamente 26.627 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Oiapoque são chamados de oiapoquenses.

Administração municipal

Prefeito atual:BRENO LIMA DE ALMEIDA.

História de Oiapoque, Amapá

Ouvir com robot

Oiapoque é uma cidade localizada no extremo norte do estado do Amapá. Sua área é de 22,625 km²; e sua população, de acordo com as estimativas do IBGE em 2009, era de 20.962 habitantes. Sua densidade demográfica é de 0,71 hab/km².

Durante o período colonial, o município de Oiapoque era parte da Capitania do Cabo Norte. Nos primórdios do século XVI, os portugueses da América travam lutas com outros europeus, para estabelecer domínio territorial ao sul do rio Oiapoque - na época conhecido como rio de Vicente Pinzón - e ao norte do rio Amazonas, para expandir os impérios colonizadores que cada grupo representava.

Os primitivos habitantes da região são antepassados dos povos Waiãpi, que ocupavam a extensão territorial do rio Oiapoque; dos Galibi e Palikur, concentrados no vale do rio Uaçá e seus afluentes. A palavra Oiapoque tem origem tupi-guarany, sendo uma derivação do termo "oiap-oca", que significa "casa dos Waiãpi".

O Município de Oiapoque foi criado pela Lei no 7.578, em 23 de maio de 1945, está localizado ao norte do estado (Meso Região Norte), a 590 km da Capital Macapá, e se liga a esta por via aérea, rodoviária e marítima. Com três distritos: Oiapoque, Clevelândia e Vila Velha. Limita-se com os municípios: Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari e Guiana Francesa.

Quem nasce em Oiapoque é oiapoquense (gentílico).

Histórico: O termo Oiapoque, origina-se da língua Tupi (oyap oca), que significa "Casa dos Oiampis" ou "casa dos guerreiros ou parentes". Existem algumas versões que Vicente Yanez Pinzon, ultrapassou a monhanha D′Argent, subiu o Rio Oiapoque até defrontar-se com a cachoeira Gran Roche, antes mesmo de Pedro álvares Cabral avistar o Monte Pacoval. O que leva a crer ser a razão do rio ficar por muito tempo conhecido como Vicente Yanez Pinzon.

O lugar onde é hoje a Cidade de Oiapoque, era uma aldeia (cabanas) dos índios Oiampis, que após debandarem em direção a Serra do Tumucumaque, foram construídas e ocupadas por creolos guinenses e antilhanos, que a denominaram de Martinica, devido o líder dessa possessão ser francês. Que depois conforme sugestão do Marechal Cândido Mariano Rondon, passou a ser chamada de "Vila do Espírito Santo". E só em 23 de maio de 1945, foi criado o município como o nome definitivo de Oiapoque.

A Cidade de Oiapoque é banhada pelo rio de mesmo nome, que flui em direção nordeste do município e deságua no Oceano Atlântico, próximo ao Cabo Orange. Separa o Amapá da Guiana Francesa.

é uma região de fronteira internacional e estadual, e onde encontram-se as maiores tribos indígenas do Estado, dentre as quais os Karipuna (aldeias do Manga), Galibi do Oiapoque, Galibi do Kumarum~e os Palikur, na aldeia de Kumenê, no Rio Urucauá. O Prefeito João Neves é índio galibi e os vereadores Ramos dos Santos e Coaraci Gabriel, mbos descendentes de Karipuna, representam a população indígena no Executivo e Legislativo.

Oiapoque é a cidade mais bem policiada do Brasil: com Polícia Civil, Militar e Federal, e ainda nas proximidades a 5 km em Clevelândia, a Companhia Especial de Fronteira.

Hoje com a globalização, é inevitável o intercâmbio em curto prazo do Amapá com Caiena, Paramaribo (ex-Guiana Holandesa), e Georgetow (ex-Guiana Inglesa, tanto por via rodoviário como aérea e a cidade de Oiapoque.

Da Cidade de Oiapoque para chegar até Saint Georges (São Jorge), utiliza-se o transporte de catraia (voadeira), que chegam em 10 ou 15 minutos, dependendo da potência do motor. Onde os oiapoquenses frequentemente vão fazer compras, em virtude das vantagens quanto ao preço e qualidade dos produtos, principalmente dos eletrodomésticos, além dos uísques, vinhos, perfumes, etc.

Economia: Sua economia no Setor Primário está concentrada na criação de gado bovino, bubalino e suíno; e na cultura de mandioca (farinha), laranja, milho, cana-de-açúcar e outros.

No Setor Secundário utiliza-se da extração de ouro, do artesanato, incluindo-se a fabricação de luxuosas jóias de ouro, possui também a cassiterita, macassita e pedras preciosas, além de algumas serraria e padarias. O município também já está exportando cacau beneficiado, através da Associação Agro-Extrativista do Cassiporé, para a França.

No Setor Terciário possui um pequeno comércio (mercearias) que é beneficiado pelo intecâmbio existente com Saint Georges (São Jorge) e com a Vila de Clevelândia, a 5 km da cidade, possui restaurantes, bares e algumas boates.

Atração Turística: Como opções turísticas, apresentam-se basicamente os rios parasidíacos de Oiapoque, Uaçá e Cassiporé, dos lagos Muruani e Cabo Orange; passeio à Serra de Tumucumaque e Monte Cajari e as aldeias indígenas.

Também é muito interessante de se ver o Turé - dança indígena celebrada por todos os povos indígenas da região do Uaçá e Curipi. é uma dança que relaciona ao mundo mágico e entidades sobrenaturais do índio. é realizado por ocasião dos trabalhos agrícolas, entre os meses de setembro e novembro. Tem por finalidade reunir os povos indígenas para esses trabalhos agrícolas, que são feitos em forma de mutirão.

Eventos Culturais: Comemora-se em agosto (15/08) a festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira da cidade, com missa, arraial e procissão. No mês de outubro, festeja-se a padroeira de Clevelândia do Norte, Nossa Senhora de Nazaré. E em outubro também se festeja na cidade, com arraial na capela do santo. Além das festas juninas, em junho, com quadrilhas que possuem muita criatividade e imaginação.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

DDD de Oiapoque, Amapá

96

Como fazer uma ligação para Oiapoque:

0 + Operadora + 96 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 96 + telefone
  • Vivo: 015 + 96 + telefone
  • Aerotech: 017 + 96 + telefone
  • Claro: 021 + 96 + telefone
  • GVT: 025 + 96 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 96 + telefone
  • TIM: 041 + 96 + telefone
  • Sercontel: 043 + 96 + telefone

CEP de Oiapoque

O Código Postal (CEP) geral de Oiapoque, Amapá, é 68980000.

Prefeitura Municipal de Oiapoque
Endereço: Rua Joaquim Caetano da Silva, 460, Centro, Oiapoque - AP, CEP: 68980000
Telefone / Fax:(96) 3521-1101 / 2070 (96) 3521-1101
Prefeito: BRENO LIMA DE ALMEIDA

Hospitais em Oiapoque - AP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde oiapoquenses.

Cartórios na cidade de Oiapoque

Acesse a lista de Cartórios em Oiapoque. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Oiapoque Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Oiapoque - AP e localizar ruas e endereços do município amapaense.

Notícias sobre Oiapoque

Confira as últimas notícias de hoje em Oiapoque.

Previsão do tempo na região oiapoquenses

Veja a previsão do tempo em Oiapoque: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Oiapoque

Confira as cidades vizinhas de Oiapoque - AP em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Oiapoque através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.9 de 5 estrelas para o Município oiapoquenses  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/03/2024 - Oiapoque - Amapá.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Diagramador

Dia do Diagramador

28 de março é o Dia do Diagramador. Praticamente todo material impresso tem um dedo desse profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Revisor

Dia do Revisor

28 de março é o Dia do Revisor. O dia 28 de março é dedicado ao Revisor, profissional que gara...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online

 

Estados