Início » Amapá » Laranjal do Jari


Laranjal do Jari - Amapá



Laranjal do Jari é um município no sul do Estado do Amapá. A população estimada em 2009 era de 40.357 habitantes e a área é de 29.699 km², o que resulta numa densidade demográfica de cerca de 1,21 hab/km².

Seus limites são Vitória do Jari a sul; Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Mazagão a leste; Almeirim (PA) a sul e oeste, Guiana Francesa ao norte e Suriname a noroeste.

A região que hoje corresponde ao Vale do Jari foi habitada, primeiramente por indígenas oiampis e aparaís e, mais tarde por nordestinos que vieram trabalhar na extração da borracha. Dentre essa leva de nordestinos destacou-se um cearense chamado coronel José Júlio de Andrade que teve poder de vida e morte na região; pois, aos 35 anos de idade se consolidou como o maior latifundiário do mundo, adquirindo cerca de 3,5 milhões de hectares de terras por meios lícitos e, principalmente ilícitos através de expropriação e da sua condição de deputado estadual e senador pelo estado do Pará, sendo combatido pela revolta tenentista que o obrigou a vender sua empresa Jari para um grupo de empresários portugueses, em 1948 sendo vendida mais tarde para o milionário norte americano Daniel Ludwig.

O Município de Laranjal do Jari foi criado pela Lei no 7.639, em 06 de dezembro de 1987, está localizado ao Sul do estado (Meso Região Sul), a 320 km da Cidade de Macapá. Com um distrito: Laranjal do Jari. Limita-se com os municípios: Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Mazagão e Vitória do Jari, e com o Estado do Pará, (ficando bem em frente a Cidade de Laranjal do Jari a Cidade de Monte Dourado, no Município de Almeirim), e ainda com Suriname e Guiana Francesa.

A cidade de Laranjal do Jari, sede municipal, é conhecida como Beiradão, por ser construída na beira do rio (tipo palafita). Quem nasce em Laranjal do Jari é laranjalense ou Jarinense (gentílico).

Histórico: A denominação de Laranjal, deve-se a um pequeno laranjal que existia às proximidades, quando da instalação do povoado, por ocasião da implantação do Projeto Jari, o maior latifúndio já pretendido no planeta, pelo cidadão norte-americano Daniel Ludwig. é o terceiro município mais populoso do estado (considerado também a primeira e maior favela do Amapá). Fica localizado em frente a Cidade de Monte Dourado - PA, separado pelo Rio Jari, com apenas 243 metros.

Sua infra-estrutura está muito avançada para o que era, com ruas e avenidas asfaltadas e já possui água tratada, luz elétrica e estrada que interliga a Capital Macapá.

Economia: No Setor Primário faz a criação do gado bovino e bubalino, em maior proporção, na cultura do arroz, do abacaxi, da banana, do cupu-açu, do feijão, de laranja, do milho, da melancia, da mandioca (produz farinha na região de água Branca), etc.

No Setor Secundário a extração e fabricação de palmitos de açaí (Flórida) e com destaque na extração da castanha-do-brasil, que hoje é exportada para a Europa (França), para a fabricação de óleo comestível, algumas padarias e fábricas de tijolos que além de atender o alto consumo do próprio município, exportam boa parte para o Estado do Pará. Também possui algumas movelarias que fabricam móveis considerada hoje de boa qualidade.

No Setor Terciário se sobressai o comércio, que aliás foi fator importantíssimo para o desenvolvimento da região, além de várias boates e alguns hotéis.

Atração Turística: O Rio Jari possui diversas cachoeiras, mas, a principal e a de Santo Antonio, considerada uma das mais belas do Brasil, muito visitada nos finais de semana.

Eventos Culturais: Os festejos em junho (dia 13) em louvor a Santo Antonio, padroeiro do lugar. E ainda o festival da castanha-do-brasil, realizado pelas cooperativas, em julho.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 30.782,998: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 8.932: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 2.351: matrículas
Número de unidades locais: 405: unidades
Pessoal ocupado total: 2.329: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 12.108,05: reais
População residente : 39.942: pessoas
População residente - Homens: 20.434: pessoas
População residente - Mulheres: 19.508: pessoas
População residente alfabetizada: 29.711: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 16.226: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 24.171: pessoas
População residente, religião espírita: 113: pessoas
População residente, religião evangélicas: 10.663: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 791,61: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.839,17: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 183,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 282,86: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,665:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Laranjal do Jari: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Laranjal do Jari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: