Início » Amazonas » Rio Preto da Eva


Rio Preto da Eva - Amazonas



Rio Preto da Eva faz parte do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Norte Amazonense e Microrregião homônima, situa-se ao norte de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 85 quilômetros. Faz parte da Região Metropolitana de Manaus.

As origens do município se prendem a Manaus. Sede de capitania em 1791, perdendo este título em 1799 e recuperando definitivamente em 1808, atual capital do Estado foi elevada a cidade em 1856, quando contava com cerca de 4.000 habitantes. Na última década do século passado e nas primeiras décadas do atual, a região conheceu notável surto de prosperidade, com a fase áurea da borracha. A urbanização da cidade ganhou características europeias, surgindo construções grandiosas, como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça, etc. Com o declínio econômico, a região passou a viver fase de prolongada recessão, invertendo-se a tendência a partir da criação da Zona Franca de Manaus e do Distrito Industrial. Como reflexo dessa fase de desenvolvimento, a área periférica da capital passou a ostentar maior envergadura econômica e social. Dando expressão política a essa realidade emergente, a Emenda Constitucional nº 12, de 10 de dezembro de 1981, desmembrou de Manaus a então colônia do Rio Preto da Eva, que com território adjacentes de Itacoatiara e Silves (Portugal), veio a constituir o Município Autônomo de Rio Preto da Eva.

O município Rio Preto da Eva é um dos mais recentes municípios criados no estado do Amazonas, cuja instalação deu-se pela segunda vez em 1981. A maioria do povo de "Rio Preto da Erva" é da religião católica.

História da cidade de Rio Preto da Eva

As origens do município se prendem a Manaus. Sede de capitania em 1791, perdendo este titulo em 1799 e recuperando definitivamente em 1808, atual capital do Estado foi elevada a cidade em 1856, quando contava com cerca de 4.000 habitantes. Na última década do século passado e nas primeiras décadas do atual, a região conheceu notável surto de prosperidade, com a fase áurea da borracha. A urbanização da cidade ganhou características européias, surgindo construções grandiosas, como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça, etc. Com o declínio econômico, a região passou a viver fase de prolongada recessão, invertendo-se a tendência a partir da criação da Zona Franca e do Distrito Industrial. Como reflexo dessa fase de desenvolvimento, a área periférica da capital passou a ostentar maior envergadura econômica e social. Dando expressão política a essa realidade, a então colônia do Rio Preto da Eva, desmembrou-se de Manuas.

O nome Rio Preto da Eva veio em consequência das águas pretas (ou escuras) do rio que banha a localidade (ou aquele município) desembocado no Paraná da Eva. O estabelecimento do município deve-se ao fato de ter sido implantado a colônia agrícola por imigrantes japoneses e alguns colonos brasileiros que se instalaram em fins de 1967, três anos após ter chegado a estrada do Rio Preto, possibilitando a tornar-se município, vindo a ocorrer em dezembro de 1981, conforme deliberação tomada pelo governador José Lindoso.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rio Preto da Eva, pela emenda constitucional nº 12, de 10-02-1981 (Art. 2º - disposições gerais transitórias), delimitado pelo decreto estadual nº 6158, 22-02-1982desmembrado dos municípios de Itacoatiara, Manuas e Silves. Sede no atual distrito de Rio Preto da Eva. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.riopretodaeva.am.gov.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 5.815,622: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 11: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.679: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.074: matrículas
Número de unidades locais: 149: unidades
Pessoal ocupado total: 1.574: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 12.666,84: reais
População residente : 25.719: pessoas
População residente - Homens: 13.406: pessoas
População residente - Mulheres: 12.313: pessoas
População residente alfabetizada: 19.522: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 8.668: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 13.735: pessoas
População residente, religião espírita: 44: pessoas
População residente, religião evangélicas: 8.822: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.252,72: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.628,31: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 202,18: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 297,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,611:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Rio Preto da Eva: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Rio Preto da Eva? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: