Início » Acre » Xapuri


Xapuri - Acre



Xapuri é um município que fica localizado no sudeste do Acre. Situa-se na microrregião de Brasiléia, mesorregião do Vale do Acre. Cidade Histórica, Xapuri é considerada o "berço" da Revolução Acreana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. É conhecida mundialmente por seu filho mais ilustre, o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, que viveu toda a sua vida na cidade.

Há controvérsias quanto à data da fundação do município. Alguns historiadores citam 22 de agosto de 1904, outros 23 de abril de 1903, 23 de outubro de 1904 e 22 de março de 1904. O governo do Acre e a prefeitura local utilizam o dia 22 de março de 1904 como o ano de fundação para as atividades festivas da cidade.

Os primeiros habitantes da região foram os índios das tribos dos xapurys (mais numerosa e que originou o nome da cidade), catianas e moneteris. A excursão de Manuel Urbano da Encarnação à foz do rio Xapuri, em 1861, foi o início da colonização da região. As terras, onde atualmente se localiza a cidade, eram de propriedade do cearense Manuel Raimundo, seringalista que chegou à região durante o Ciclo da Borracha. Os seringais da região do atual município de Xapuri eram os mais produtivos do planeta, fazendo com que a região se tornasse a principal referência (em termos sociais, culturais e econômicos) do Acre em outras regiões do país e também do mundo.

História da cidade de Xapuri

A Região foi habitada por indígenas das tribos xapuris, catianas, moneteris e outras menos numerosas. A excursão de Manuel Urbano da Encarnação à foz do rio Xapuri, em 1861, foi o início da colonização.

As terras, onde atualmente se localiza a Cidade, eram de propriedade do cearense Manuel Raimundo, sendo transferidas para João Damasceno Girão e Benedito José Medeiros, em 1894 e 1898, respectivamente.

Xapuri participou ativamente da independência do Acre, quando, em 1902, integrava o Território das Colonias, ocupado por autoridades bolivianas.

João de Dios Barriente, intendente, consultou os moradores para a organização da Junta dos Notáveis - Conselho Municipal. A 30 de março daquele ano, cinco representantes locais foram escolhidos para componentes do Colegiado.

Ao tomar conhecimento do teor do contrato de Aramayo ou Bolivian Sindicate, em 2 de junho, a Junta renunciou. Plácido de Castro, ciente do ocorrido, iniciou o movimento revolucionário, culminado com o ataque à Vila, em 6 de agosto, e domínio da situação. Foi proclamada a Independência do Acre, com a confraternização da população de Xapuri.

Em abril de 1903, quando chegaram as forças federais a Vila se constituiu na Capital do Acre Meridional.

Gentílico: xapuriense

Formação Administrativa

O Município foi criado em 22 de agosto de 1904, pelo Decreto Municipal n.° 3.

Na ocasião, era composto do Distrito-Sede, situação em que permanece.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 5.347,468: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 9: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.232: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 723: matrículas
Número de unidades locais: 167: unidades
Pessoal ocupado total: 815: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.385,49: reais
População residente : 16.091: pessoas
População residente - Homens: 8.317: pessoas
População residente - Mulheres: 7.774: pessoas
População residente alfabetizada: 10.938: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.267: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 10.984: pessoas
População residente, religião espírita: 20: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.635: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 892,47: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.672,83: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 127,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 357,14: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,599:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Xapuri: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Xapuri? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: